Além da cobertura para o caso de morte, os seguros de vida também podem cobrir doenças graves. Afinal, ser vítima de uma doença grave pode produzir graves consequências na vida do indivíduo.
O seguro de vida para doenças graves, geralmente, é uma cobertura acessória ao seguro tradicional, que cobre apenas morte do titular.
Basicamente, o seguro de vida com cobertura para doenças graves será devido quando: (i) o segurado contar com seguro de vida com cobertura para doenças graves e (ii) for diagnosticado como alguma doença grave que estiver disposta no rol de doenças da apólice.
Nesses casos, então, o segurado deverá receber o valor contratado no seguro.
Acontece que, infelizmente, é comum que as seguradoras se recusem a efetuar o pagamento da indenização para o segurado, alegando, por exemplo, que a doença não é grave ou não consta na cobertura do seguro.
É comum, portanto, que os segurados entrem em litígio com as seguradoras, cobrando no judiciário o valor devido da indenização.
Questiona-se, então, quais doenças são amparadas pelos diversos seguros de vida que existem no mercado. A resposta é: depende.
Cada seguradora, por exemplo, possui um pacote de doenças que estão amparadas pelo seguro de vida. Assim sendo, é importante que o contrato de seguro seja devidamente analisado por um profissional competente para compreender cada caso específico.
Algumas doenças são comuns na cobertura de diversos planos, tais como:
- Câncer;
- Alzheimer;
- Paralisia;
- Insuficiência renal;
- Doenças cardíacas;
- AVCs;
- Transplantes, entre outras.
Todavia, como dito, é possível que a seguradora se recuse em efetuar o pagamento da indenização, alegando que a doença não está na cobertura ou que não é grave; portanto, nesses casos, é fundamental que procure um advogado com experiência na área para auxiliá-lo.
Nossa equipe conta com profissionais competentes e com experiência no ramo do direito securitário. Está com dúvidas? Entre em contato conosco.
Querido leitor,
Quer saber mais sobre essas doenças e como conseguir isenção do imposto de renda? Leia o meu livro “Isenção de imposto de renda para pessoas com determinadas doenças”