O que é seguro de máquinas agrícolas?
O seguro para máquinas agrícolas funciona de forma muito semelhante ao seguro de um veículo urbano, o principal objetivo é proteger os principais equipamentos utilizados na condução da lavoura – o que pode incluir semeadoras, tratores, colheitadeiras, entre outros.
O seguro de máquinas agrícolas tem se tornado uma medida muito inteligente para empresários e trabalhadores rurais, visto que o custo de manutenção dessas máquinas, equipamentos e até mesmo tratores é muito alto, então nada melhor do que um seguro para cobrir esses gastos.
Como funciona o seguro de máquinas agrícolas?
O seguro para máquinas agrícolas funcionam do mesmo jeito que os demais, você escolhe a seguradora, que entregar o plano mais seguro, confiável e economicamente viável, assine um contrato e pague mensalmente o valor do plano do seguro contratado, assim, casa haja algum sinistro, você pode acionar a seguradora para dar conta do combinado.
Os seguros de máquinas agrícolas abarcam diversos tipos, podem ser para colheitadeiras, plantadeiras, plataformas, pulverizadores e pivôs. O seguro pode ser contratado para tratores de pequeno porte até máquinas mais complexas, com custos variados.
O que o seguro cobre?
Os contratos de seguros podem variar desde coberturas básicas como:
- Roubo;
- Furto (atenção, nem todos os tipos de furtos são cobertos);
- Danos materiais decorrentes de acidentes de causa externa como colisão, capotamento, abalroamento, etc.
- Incêndio, raio, explosão;
- Vendaval, granizo.
Até coberturas adicionais – aquelas que você opta por contratar – que cobrem:
- Danos elétricos;
- Lucros cessantes;
- Perda ou pagamento de aluguel;
- Despesas fixas;
Qual o procedimento para ter o seguro de máquinas agrícolas?
- Solicite um orçamento em uma corretora de seguros: As seguradoras tem diversos planos, preços e coberturas, opte pelos que melhor irão te atender.
- Leia atentamente a proposta e as coberturas oferecidas: ao receber a proposta, leia atentamente as cláusulas e, se estiver de acordo, envie os dados necessários para a contratação.
- Assinando o contrato: a corretora de seguros agendará a vistoria presencial, se necessária. Na maior parte dos casos, o seguro já fica valendo no mesmo dia. Pode ser necessário assinatura e envio de documentos como notas fiscais, recibos de compras, etc.
Após o pagamento da 1ª parcela, vistoria e aceitação por parte da seguradora, o contrato será gerado e enviado para o contato cadastrado. Leia atentamente a apólice de seguro a ser contratado para sua máquina agrícola e guarde uma via com você.
Algumas das principais seguradoras que as corretoras de seguros trabalham são:
- Mapfre
- Porto Seguro
- Liberty seguros
- Allianz
- HDI
- Bradesco Seguros
Ao escolher o seguro, tenha sempre em mente a necessidade de proteger os seus bens e prevenir os riscos que possui em sua lavoura.
Quer uma dica?
Negocie as coberturas do seguro para cada máquina agrícola, ponderar o valor e decidir se aquele bem merece a proteção que está sendo oferecida.
Dessa forma, o segurado garante a restituição do bem de acordo com o que foi negociado na apólice contratada.
Busque ajuda quando necessário
Se você notar qualquer irregularidade por parte da corretora, como negativa de entrega do prêmio, falta de assistência para as coberturas, é necessário entrar em contato com a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, que é responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil.