O que é seguro de vida?
O seguro de vida nada mais é que um documento jurídico representado por um contrato no qual a seguradora se compromete a pagar uma quantia, a apólice de seguro (reembolso de seguro de vida), para os beneficiários do segurado, caso essa pessoa venha a ter: Morte natural, morte acidental, internação hospitalar, acidente ou até problemas graves de saúde irreversíveis.
Entretanto, tem acontecido de algumas pessoas contratarem planos de seguro de vida com valores relativamente altos e acabarem não os recebendo em sua totalidade, o que acontece nesses casos?
Atenção ao contrato!
Antes de qualquer ação, é necessário ler o contrato ao qual assinou, dando atenção aos requisitos para o recebimento do valor integral ou se há cláusula onde apresenta apenas cobertura parcial em casos específicos, além de algumas situações, que normalmente não são cobertas pelo seguro de vida e podem acabar gerando apenas o pagamento de metade do valor, mas isso tudo, depende do que está estabelecido no contrato, por isso a importância de ler ele com atenção.
Nessas situações, onde está estipulado previsão de cobertura parcial (a seguradora não irá cobrir o valor inteiro do plano contratado) e essa cláusula coincide com a sua situação como beneficiário ou asegurado, não há o que fazer, pois está tudo dentro da regularidade.
Outras hipóteses…
Entretanto, se sua situação não se encaixa com as descritas no contrato e mesmo assim, houve o recebimento de um valor abaixo do estipulado em contrato, alguma coisa está errada!
Portanto, é muito importante contatar um advogado especialista, para tratar desse caso, tanto em medidas extrajudiciais quanto medidas que serão resolvidas apenas pelo poder judiciário.